O programa História, Memória e Património dos Seguros e das Seguradoras em Portugal compreende um amplo conjunto de atividades organizadas em seis eixos estruturantes:
i) Colaboração e co-responsabilização (Todos Seguros): a organização de ações, em particular envolvendo os profissionais do setor, compreendendo dinâmicas colaborativas, destinadas a promover e valorizar a atividade seguradora, a identidade do setor e das comunidades que o compõem junto da sociedade em geral;
ii) Preservação (Património Seguro): a identificação e organização, preservação e promoção da adoção de boas práticas, estudo e valorização de coleções e do património histórico em geral da APS e entidades associadas ou com protocolo estabelecido para o efeito;
iii) Partilha e Exposição (Seguro para Todos): a divulgação da informação recolhida e da investigação realizada em acesso aberto, e exposição das coleções e do património em geral da APS e entidades associadas ou com protocolo estabelecido para o efeito;
iv) Investigação (Melhor Seguro): a promoção do estudo, da investigação e do aprofundamento do conhecimento sobre a história e relevância atual da atividade seguradora, considerando o contexto nacional e internacional em que se inscreve;
v) Disseminação (Mais Seguros): a dinamização de iniciativas e a realização de atividades científicas e culturais, incluindo a elaboração de estudos históricos e ações de divulgação, junto da comunidade científica e do público em geral, destinadas a disseminar a investigação realizada e o conhecimento sobre os seguros e a atividade seguradora;
vi) Literacia e Responsabilidade Social (Todos Seguros): atividades junto do público em geral, em especial a comunidade escolar, sobre a atividade seguradora e a importância do seguro e das seguradoras na sociedade atual.
O desenvolvimento do programa é perspetivado no sentido de revestir uma dimensão colaborativa, não apenas respeitante ao envolvimento e colaboração com a APS, mas com as associadas e outras entidades que atuem e tenham perspectivas coincidentes no sentido do estudo, investigação, valorização e divulgação da história e património do setor, e, ainda, estimulando a participação dos profissionais dos seguros e da população em geral nomeadamente para promover a recolha de testemunhos sobre a atividade seguradora e a sua indispensabilidade.
Saliente-se a componente educativa e de literacia sobre o seguro, prosseguindo um compromisso de responsabilidade cívica e social, especialmente junto da comunidade escolar, envolvendo a produção de recursos educativos e a realização de atividades pedagógicas a par da prossecução de uma dinâmica de responsabilidade social no plano da sustentabilidade e o bem-estar.
Por tudo isso, estimula-se, convida-se, ao envolvimento e à participação de todos quantos, entidades ou indivíduos, entendam suscitar o apoio, contribuir ou colaborar neste programa, no sentido da promoção e preservação do património e da memória sobre o setor e a atividade seguradora em Portugal.
Contacto e informações adicionais através do endereço: histmempatseguros@gmail.com.
O programa História, Memória e Património dos Seguros e das Seguradoras em Portugal tem uma Comissão de Acompanhamento composta por Maria Fernanda Rollo, que preside, e pelos Vogais José Galamba de Oliveira e Alexandra Queiroz, em representação da APS; Vítor Alegria, em representação do Clube Chapas; José Figueiredo Almaça, em representação da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).
Maria Fernanda Rollo
Presidente da Comissão de Acompanhamento da EPMS
Memória do Seguro
Memórias e Testemunhos
O programa História, Memória e Património dos Seguros e das Seguradoras em Portugal compreende um projeto de recolha e reprodução de memórias e testemunhos de pessoas relacionadas com a história e atividade dos seguros. Essa recolha realiza-se de forma individualizada e/ou em Dias da Memória dos Seguros. As pessoas são convidadas a participar concedendo entrevistas e partilhando as memórias e testemunhos (recordações, fotografias, objetos, documentos…), que serão registados e digitalizados. O projeto de recolha de memórias realiza-se em colaboração com o programa Memória para Todos (link – https://memoriaparatodos.pt/).
PARTICIPE
A contribuição dos depoimentos obtidos através das entrevistas, cumprindo as metodologias e práticas da história oral, e a possibilidade de conhecer testemunhos materiais representa uma contribuição inestimável para o aprofundamento do conhecimento e uma valiosa oportunidade para o enriquecimento do legado/património cultural associado ao setor dos seguros.
Contacto e informações adicionais através do endereço: histmempatseguros@gmail.com.
Por isso,
Se tem memórias, fotografias, documentos, objetos, ‘chapas’, apólices ‘históricas’…, se guardou essas recordações, partilhe-as connosco!
Queremos conhecer a história da atividade dos seguros em Portugal, pela voz dos seus profissionais, pessoas que, de alguma forma, construiram e estiveram envolvidos na atividade do setor e das diversas seguradoras que o integram ou entidades que com ele se relacionam.
Faça história partilhando a sua!
Luís Redondo Lopes (n. 1948) formou-se em Direito e iniciou-se no universo dos seguros na Companhia de Seguros A Mundial, em 1973. Recorda que a atividade integrava vários funcionários que, entrando em funções mais baixas…
José Antonio Arez Romão (n. 1944) entrou na atividade seguradora em 1969, através do Banco Fonsecas & Burnay. Mais tarde, integrou a Direção das Companhias Industrial e Previsão, adquiridas pelo Banco…
Alice Bethencourt é natural de Lisboa, licenciada em Direito pela FDUL e, desde cedo, percebeu que não queria seguir a carreira penal. Assim, aos 24 anos, começou a trabalhar no sector segurador, na Companhia de Seguros Império…